Segundo o autor do texto, o incentivo é mais importante que a cobrança, porém os resultados vem a longo prazo, o que, infelizmente acaba desmotivando alguns educadores. O aluno que é incentivado de maneira adequada poderá utilizar conceitos trabalhados futuramente, percebendo a importância do aprendizado. Não basta cobrar e cobrar momentaneamente, pois na maioria das vezes o objetivo do trabalho se perde.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/controladora.htmO autor enfoca, também, a importância da inclusão afetiva, como podemos utilizar a afetividade para atingirmos os resultados esperados. Essa inclusão não é nenhuma novidade, já que a nossa realidade escolar conta com crianças carentes que veêm na escola um refúgio e dessa forma passamos a utilizar a "pedagogia do amor", a qual só tem fundamento quando o professor ama o que faz e entende o social, o emocional e o psicológico do seu aluno.
Quanto a questão dos valores, devem ser trabalhados direta e indiretamente, e os educadores devem mostrar coerência no que ensinam e no que praticam, se desejam que os seus alunos façam da mesma forma.